Transporte de produtos farmacêuticas e de imunobiológicos, que incluem todas as vacinas, são sem dúvidas um dos mais sensíveis. De acordo com o Guia para a Qualificação de Transporte de Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicado em 2017 no seu portal, “medicamentos biológicos são constituídos por moléculas proteicas altamente complexas, cuja atividade biológica é dependente da sua integridade estrutural. Tanto a instabilidade química quanto a física podem contribuir para uma perda de atividade”. Portanto, qualquer problema que possa afetar na termoestabilidade do produto pode resultar na perda daquele produto. Há grande preocupação da indústria farmacêutica e das autoridades regulatórias em garantir que os medicamentos sejam entregues sem nenhuma perda na eficácia.

Para que isso ocorra a estabilidade térmica, pode ser minimizada com cuidados especiais no armazenamento e transporte, mantendo a temperatura adequada durante todo o período logístico até o destino final.

A temperatura é o aspecto mais vulnerável e um dos principais fatores que podem impactar na estabilidade e eficácia de uma vacina. Sendo assim, a ANVISA preconiza que as vacinas deverão ser mantidas em uma temperatura entre 2ºC e 8ºC .

Com o aumento na fabricação de vacinas e de medicamentos biotecnológicos, é de extrema importância a necessidade de aprimoramento das transportadoras. Esse aprimoramento é especialmente para todas as propriedade biológicas e físicas desses produtos não sejam alterados no processo de entrega!

Para que todos esses produtos sejam entregues em perfeitas condições, a Satilog disponibiliza um completo sistema de logística e tratamento especial. Toda a preparação para que esses produtos sejam entregues ao seu destino em tempo hábil, são feitos através de profissionais treinados para o manuseio dos imunobiológicos; possuímos ainda carros especiais para que a temperatura das vacinas estejam dentro das condições adequadas.

A Satilog possui um depósito para armazenagem com câmara fria contendo câmeras CFTV (Circuito Fechado de TV) espalhadas em lugares estratégicos e alarme para garantir a segurança das cargas armazenadas e ainda o Seguro próprio para garantia dos produtos caso ocorra qualquer eventualidade durante o transporte.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *